Panorama agrícola da região

Por Regional 24 Horas em 03/11/2023 às 10:06:12

Foto: reprodução/internet

A situação no campo na nossa região, em se tratando de lavouras, passa por momentos importantes e decisivos para o decorrer do ano agrícola. Tendo em vista essas situações, hoje vamos descrever, brevemente, um panorama geral da nossa região.

O grande problema hoje enfrentado pelos produtores da nossa região, assim como o restante do Estado do Rio Grande do Sul, são as chuvas excessivas. Estas elevadas precipitações por sua vez estão dificultando, ou até mesmo inviabilizando, a chamada "entrada na lavoura".

Essa entrada na lavoura tem como foco três manejos principais sendo estes: dessecação para o plantio da soja, este manejo está sendo realizado conforme os intervalos das chuvas, há algumas propriedades com esse processo em evolução, em outras já foi finalizado; temos ainda o preparo das áreas de várzea, ou terras baixas como são conhecidas popularmente, onde entra a cultura do arroz principalmente, essas áreas em sua grande maioria estão prontas; e por fim, o outro manejo é semeadura/plantio das áreas de arroz e soja, esta etapa encontra-se, praticamente, na sua totalidade em fase inicial.

Porém essa "entrada na lavoura" não está só encurtando a janela de plantio das culturas anuais, mas sim atrasando a colheita das áreas de trigo na região. As altas precipitações durante fases fenológicas importantes como espigamento/florescimento causaram grandes perdas de produção dessa cultura, aumentando a incidência de doenças como a giberela por exemplo; por fim com o trigo já na fase de maturação, chuvas neste momento também acarretam em grandes prejuízos, visto que o que resta na lavoura não pode ser colhido.

Essas são algumas das situações que estão ocorrendo no momento em nossa região; saliento que o preparativo com antecedência das áreas é uma fase importante do planejamento do ano agrícola; porém, em anos com peculiaridades como este, devemos ficar atentos e aproveitar a abertura dessa curta janela de plantio; vale ainda, fazer uma fezinha à São Pedro, afinal, não custa nada...

Ficou na dúvida? Entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou whatsapp 55996230220

Éder Neimar Plautz

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Proprietário e responsável técnico +AGRO Serviços Agronômicos

Perito Judicial em Atividade TJ- RS

Pós Graduando em Educação Ambiental pela UFSM

Dúvidas: [email protected]

02
03